O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
O movimento se espalhou e o Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma causa tão nobre.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante, é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. Sendo assim, a iluminação em rosa assumiu um importante papel, pois tornou-se uma leitura visual da luta contra o câncer de mama, compreendida em qualquer lugar do mundo.

Vale ressaltar, que o assunto é de extrema importância. Inclusive, já fizemos um post dando dicas sobre o autoexame aqui no blog (clique aqui para ver), mas, vale lembrar que embora o autoexame ajude, ele não substitui a mamografia. Portanto, procurem um médico e façam os exames com regularidade! #ficaadica
Fontes: Outubro Rosa, Mulher Consciente