Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Autoexame da mama: você faz?

O autoexame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma, para verificar a presença de câncer nos seios. Quando fizer o autoexame na mama, deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.

O autoexame não substitui a mamografia (a melhor forma de descobrir o câncer, que deve ser feita pelo menos a cada dois anos em mulheres entre 50 e 69 anos. E a partir dos 35 anos, anualmente), mas é um importante aliado na detecção precoce do câncer de mama.

Qual é a melhor hora para examinar os seios?

Examine seus seios uma vez por mês, no fim de seu período menstrual, quando seus seios normalmente já não estão mais sensíveis ou inchados. Se você já teve a menopausa ou teve histerectomia, examine seus seios no primeiro dia do mês ou quando achar melhor, uma vez por mês.


O autoexame nos seios consiste nos seguintes passos:

Primeiro passo:

Examine seus seios no chuveiro ou na banheira, pois as mãos escorregam mais facilmente quando a pele está molhada. Com seus dedos esticados, mova-os em toda a área de cada seio, procurando por protuberâncias, caroços duros e verifique a espessura.

Segundo passo:


Fique de pé em frente ao espelho e olhe os seios. Olhe primeiro com os braços esticados ao lado do corpo, depois com as mãos sobre a cabeça, depois com suas mãos na cintura apertando bem para que seus músculos do peito estejam flexionados. Procure por protuberâncias, diferenças em tamanho e formato e inchaço ou ondulações na pele. É normal os seios não serem exatamente iguais.

Terceiro Passo:
Examine seus seios com os dedos, enquanto estiver sentada ou de pé. Devagar e metodicamente aperte o seio com a mão oposta a ele. Com seus dedos esticados, trabalhe na direção circular ou em espiral, começando do mamilo e movendo gradativamente para fora.
Quarto Passo:

Deite e repita o terceiro passo. Coloque um pequeno travesseiro ou uma toalha enrolada atrás de seu ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo atrás da cabeça. Isso distribui o tecido dos seios mais igualmente no tórax. Use sua mão direita para examinar o seio esquerdo, como no terceiro passo, e então inverta a posição e use a mão esquerda para examinar o seio direito. Sinta se existe algum caroço que não esteja presente na mesma área do outro seio.
Quinto passo:

Aperte o mamilo de cada seio gentilmente, entre o polegar e o dedo indicador. Fale para seu médico imediatamente, caso ocorra alguma descarga de fluido.

Se achar alguma protuberância, ondulação ou liberação de fluido durante o seu autoexame, vá ao médico o quanto antes. Não tenha medo. A maioria dos nódulos não é cancerosa, mas somente o médico poderá dar o diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário